Informar é cultura

Apresentação e explicitação da vida Portuguesa como sinónimo da nossa nacionalidade passando pelos mais variados temas, sem contudo esquecer, o debate de temas proibidos que pecam e se perdem na ignorância dos povos e a sua abordagem por parte dos sectores políticos vigentes. "Ubi veritas?"



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prémio Desempenho+ na CCFL (Carris de Lisboa).



Após visionamento deste vídeo e o conhecimento do regulamento que o suporta, merece o mesmo, certos reparos por parte de um motorista profissional e orgulhoso em pertencer a uma empresa centenária e que seguramente pela sua descrição e coerência admite que nunca irá receber o referido prémio (por opção própria) dado que não concorda com o método e análise na atribuição.
Vou transcrever a passagem do nosso Administrador actual, o senhor Silva Rodrigues, acreditando na sua visão objectiva na aplicação do prémio, mas ciente que ele mesmo após a leitura deste "post" poderá questionar-se sobre alguns pormenores que decerto lhe escapam.


(...)É exactamente um estímulo à meritocracia, aquilo que pretendemos, obviamente, é estimular um desempenho excelente e por isso designamos este prémio como Desempenho+. Aplicamo-lo aos nossos guarda-freios e aos nossos motoristas.São muito o rosto da Carris na cidade, queremos obviamente, que os colegas possam ver nestes outros seus colegas uma referência e queiram, obviamente, fazer tão bem quantos estes são capazes de fazer. (...)


Eu partilho na empresa todas as minhas vivências particulares e profissionais ao longo dos cerca de 15 anos em que sou colaborador da CCFL e espanta-me que um prémio que poderia ser digno e de mérito esteja condicionado à apreciação individual e ao relacionamento diário que alguns colaboradores têm com os avaliadores ao ponto de pensar que tenho um grande erro em laborar no período nocturno, que é menos visível.
Sei o que sou e sei como trabalhar por vezes em ambientes nocturnos que são bem mais problemáticos do que se estivesse a laborar de dia.
Vou partilhar alguns momentos/exemplos (não posso ser exaustivo) que tive e tenho nesta empresa e equipará-los com algumas definições entendidas neste vídeo e nas declarações do nosso Administrador.


Desempenho


- Atendendo a certos horários que não são compatíveis com outros transportes, como por exemplo da carreira 28, tento dentro dos possíveis fazer com que os clientes possam ter corrospondência com os barcos.


- Tenho um índice de acidentes muito baixo e inclusivé nestes 2-3 anos não tenho qualquer ocorrência.


- Tenho uma taxa de absentismo muito baixa.


- Quando faltei (poucas vezes nestes 15 anos) sempre telefonei com a preocupação na reorganização do serviço e de todos os departamentos, de modo a não prejudicar o seu funcionamento.


Relacionamento na empresa e com colegas


- Tenho uma grande disponibilidade em conversar afim de criar empatias e proporcionar a dualidade de critérios para que todos que me reconhecem como consciente na preparação da base do meu diálogo ou na apresentação de um tema, a perspectiva isenta e imparcial como comento. A ideia é não criar conflitos, mas sim, criar nas pessoas o sentido da discussão positiva (brainstorming) de modo a que reconheçam que tudo o que ouvem ou dizem por vezes têm o significado na origem das intenções dos seus oradores. Por isso no nosso quotidiano, entre colegas e tomadas de posições da Administração ou das Organizações Representativas do Trabalhadores tem que ser observado esta directiva da observância e do seu oposto.
   No fundo aquilo que digo se não for devidamente esclarecido pelos visados, mantenho a minha posição. Se for elucidado, obviamente, após conferência dos actos e opiniões dos meus interlocutores terei que mudar a minha perspectiva sobre o assunto (seja qual for a sua génese) em causa.
   Em tudo o que faço ou penso vai no sentido da preservação da identidade da CCFL e da sua implicação como empresa do tecido empresarial do estado português, salvaguardando assim, a sua actualização no que respeita à sua organização (sobretudo através das normas ISO relacionadas com a certificação) sem nunca omitir o seu passado e a necessidade de ser a empresa modelo com o prestígio adquirido ao longo dos anos. Resumindo, a minha perspectiva tem a ver com o respeito por todos no que organizacionalmente está acordado entres todas as partes e sem esquecer a minha visão no âmbito da Qualidade Total dado que já tive formação dentro da àrea e relacionada com o exercício de anteriores profissões, como por exemplo a de inspector/verificador de Qualidade.




Imagem/Rosto da empresa


- Sou cordial.


- Digo sempre "Obrigado" a quem seja após vender um bilhete e não o coloco na banqueta, dou o bilhete comprado sempre à mão.


- Sou atencioso com quem me aborda a pedir informações, mesmo estrangeiros   dado que tenho conhecimentos escritos e falados nas línguas Francesa e Inglesa.


- Por norma tenho um fácies e atitude que permite uma possível abordagem por parte do cliente, ou seja, não sou "trombudo".


- Tenho um óptimo relacionamento com os clientes habituais, ao ponto de sentirem a minha ausência em cinco semanas, dado que é o período entre a mesma altura. Porque sou efectivo em Grupo.


- Reconheceram-me (os clientes que transportava na carreira 28) quando ajudei uma senhora idosa, manifestamente com perturbações associadas à idade, quando por engano na Gare do Oriente entrou na minha carreira querendo ir numa outra direcção e numa outra operadora. O acto foi bastante comentado posteriormente durante o percurso, pelo facto de ter pegado na senhora ao colo para ultrapassar uma pequena barreira arquitectónica e a levado à paragem da outra concessionária.


- Numa ocasião (na 28) deram-me ordens para ir reservado para o Cais do Sodré. Quando passava por cima do viaduto na entrada sul da Expo, houve segundos antes um acidente (choque frontal) entre duas viaturas. Uma senhora enganou-se na entrada e subiu em contra-mão. Eu ia atrás de um semi-reboque quando de repente este trava a fundo forçando-me a travar de emergência. O acidente tinha ocorrido praticamente naquele momento e fomos os primeiros a chegar. Assim sendo, saí do autocarro e mais o condutor do semi-reboque fomos de imediato socorrer a vítima que estava encarcerada.
Dado que a minha área de estudo era ciências (frequência do 11º ano) e o facto de ter já possuído o cartão de socorrista e possuindo ainda os respectivos conhecimentos de primeiros socorros, pudemos colocar em segurança o respectivo cenário de acidente quer nas viaturas acidentadas assim como os ocupantes.Passados uns minutos chegaram os bombeiros e as autoridades.


- Na carreira 714 e quando vou a passar junto à entrada do condomínio de Caselas estava um cão sentado no asfalto (de costas para o autocarro) e imóvel. Abrandei a marcha e inclusivé parei, dado que pela comutação das luzes e uns pequenos toques de buzina, este permaneceu imóvel. Achei estranho tal cenário dado que o canídeo estava com uma fralda colocada no seu traseiro. Consciente que o animal estava perdido e gostando eu de animais, peguei nele e levei-o para dentro do autocarro sem antes perguntar aos seguranças do condomínio se conheciam o animal, ao que a resposta foi negativa. Mesmo assim deixei o meu contacto para que se aparece-se alguém a reclamar a sua falta saberia que estava comigo. Eram cerca das 23:59 horas e como ia na direcção de Belém esperei pela viagem da 00:25 de Belém para a Outurela para que na passagem pelo Hospital Veterinário do Restelo fosse indagar se por possibilidade esse animal pudesse ter fugido das suas instalações. Foi-me dito que não, pedi então que verificassem se ele possuía o "chip" para que eu posteriormente identifica-se o seu dono. Por sorte ele possuía mas não foi preciso aceder no dia seguinte á entidade que possui esses dados. Porque no final do dia de trabalho e quando eu já regressava a casa no meu veículo com o cão, recebo em Algés uma chamada no telemóvel. Eram os seus donos.
Fui logo entregar o cão e explicar o que tinha sucedido e da maneira que aqui escrevi. Soube depois que o cão era surdo e tinha problemas de visão e de saúde, ao que os donos ficaram extremamente gratificados com a minha postura. Nesse natal disseram-me para ir à portaria do condomínio para levantar uma singela recompensa. Era um cabaz de Natal.


Estes são alguns dos exemplos que definem a minha personalidade e reconheço que haverá muitos outros motoristas e guarda-freios que possam ter condutas semelhantes mesmo os que recebem o prémio. O que difere entre mim e alguns colegas que recebem o prémio Desempenho+, é que quando eu estiver doente por doença natural vou para a baixa ou para a baixa de seguro se for acidente de trabalho. Se morrer alguém que na lei me permita ter os dias correspondentes à licença de nojo, eu gozo-os. Se o meu dia de anos me é concedido, eu gozo-o. Ou seja, embora no regulamento não esteja implícito as cedências destes direitos ou outros para que na base de um critério relacionado com o absentismo me seja atribuído o referido prémio, o certo é que alguns colegas os cedem "por obrigação de acesso" e após contacto havido por superiores hierárquicos. Do género, tens todos os requisitos, mas se abdicares de... estás inserido no possível acesso. E não se faz esperar todo o tipo de situações (por parte dos colaboradores), desde colocar férias em vez do gozo de dias, dissimular uma doença ou impedimento físico e trabalhar ( pondo em risco a sua integridade assim como de clientes e de terceiros na via pública), fazer serviços ou horas extraordinárias sem o respectivo descanso entre serviços (11 horas), etc... etc... etc...


Se uma empresa permite que seja concedido este prémio nestas condições, o sentido de mérito que visa premiar o desempenho desemboca num conluio de interesses. Eu neste caso, sinto-me injustamente apreciado face à essência e envolvência que o prémio actualmente pressupõe. O sentido do prémio dado pelo Administrador está correcto, mas o acesso a ele é complicado e resulta por cedências e não se pode chamar colaboração ou excelência no desempenho a isso. Por exemplo, a baixa do  absentismo na empresa, além dos colaboradores não faltarem por "capricho"  com intenção de acederem ao prémio, na recusa da empresa em não deferir os pedidos de LP'S, a colocação de dias de férias em situação de baixa ou outras, resulta nas artimanhas utilizadas por esses colaboradores em não cumprir o que está escrito na integra no nosso AE ou no CCT, em que têm o direito de gozo de dias consoante os artigos e alíneas relacionadas com a questão.


Perante tais factos vou continuar a ser o que sou independentemente da existência do prémio, mas concluo que da maneira em que está a ser atribuído, ofende as minhas liberdades, direitos e garantias. Como tal, enquanto não for regularizada essa atribuição através de um regulamento claro e transparente e que confira o acesso a todos sem qualquer tipo de cedências ou reservas, eu não o quero. Por isso nunca poderei tomar como referência esses meus colegas que estão no Desempenho+ e que são visados no vídeo. Não quero fazer tão bem quanto eles, porque na minha opinião e num certo sentido, eu sou superior a eles.


Sinto um grande orgulho nesta empresa e que fique claro que mesmo após este desabafo, irei continuar a participar na vida social da empresa, quer através da minha postura e conduta profissional, quer igualmente no relacionamento com os meus superiores hierárquicos sugerindo e apresentando sugestões para que a empresa evolua sustentavelmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário