Breve biografia
Na arte e vida de Cristina Branco (Almeirim, 1972) pode dizer-se,
como diz a letra de Amália, que traz o fado nos sentidos. O fado
atravessou a vida de Cristina por um acaso feliz. De certa maneira,
terá sido ela, pela sua ousadia estética e cunho interpretativo muito
particular, a atravessar o Fado enquanto fenómeno musical de
profundas raízes tradicionais. «Começou por uma brincadeira, um
serão de cantigas entre amigos», segundo gosta de recordar. Nada
até aqui, adolescente, a diria fadista. Antes de entoar menores,
mourarias ou maiores (variantes de fados), e logo como gente grande, Cristina não frequentara casas de fado ou escutara o vinil das vozes da tradição.
Conhecia alguns fados de ouvido, trauteados pelo avô materno,
letras e acordes que repetia de improviso sem ter consciência de
como estes se entranhavam, como lhe decidiam o destino. Estava
por essa altura mais próxima de Billy Holliday e Ella Fitzgerald, de
Janis Joplin e Joni Mitchell do que Amália Rodrigues. Quando o
mesmo avô lhe ofereceu pelos seus 18 anos o disco Rara e Inédita,
obra maior e menos conhecida da grande diva do Fado, não sabia
ainda como acabara de lhe mudar a vida para sempre.
Na verdade, escassos meses antes de pisar um palco a primeira
vez, em Amesterdão (1996, Zaal100), Cristina nunca se imaginara
sequer uma intérprete amadora ou cantadeira de horas vagas como
é próprio de muitos fadistas que encontram no fado um pretexto de
ócio ou expiação. Se havia fado na sua vida de adolescente, era
apenas no mais profundo sentido etimológico da palavra (o fatum,
o destino) que a dizia já “fadada” para a palavra. Até 1996, aos 24
anos, duas ou três experiências de canto fortuitas, e arrancadas
a custo da sua timidez histórica, eram tudo o que havia feito
publicamente enquanto “cantora”.
O Jornalismo era “a arte” que procurava. Talvez por isso, hoje e
sempre, as palavras (os redondos vocábulos, como lhes chama)
rejam todos os seus discos, todas as suas intervenções, todos os
seus projectos em curso. Cantora de poetas, os maiores de
Portugal (Camões, Pessoa, David Mourão Ferreira, José Afonso…),
e alguns do mundo (como Paul Éluard, Leo Fèrre, Alfonsina Storni
ou Slauherhoff), Cristina Branco fez do seu modo de entender o
fado uma espécie de porta-voz da Poesia e da Literatura do
cancioneiro nacional. Passada uma década desde a sua estreia no
Círculo de Cultura Portuguesa de Amesterdão (onde antes
passaram Zeca Afonso, Carlos Paredes, Sérgio Godinho…)
reconhecem-lhe hoje os seus pares, como marca de personalidade
humana e artística, um fortíssimo e muito sincero pendor poético.
Traço maior aliado a uma exigência ainda maior com os rigores da
dicção e a clareza da palavra que na hora de ser voz (de uma
límpida volúpia) é como se desse corpo à alma contida no poema.
Depois, do Fado espera-se em demasia que este traduza o
sentimento trágico da vida: o sofrimento, a saudade e a impotência
perante o destino. A tradição já longa do Fado depositou algumas
“fórmulas” para dar voz a esses sentimentos, cuja invariável
repetição tem conduzido à delapidação desse tesouro expressivo,
ao seu inevitável esvaziamento emocional, ao sobrevoar das
palavras pelos cantores. Porém, e ao arrepio dos cânones mais ensimesmados do Fado dito tradicional, o caminho de Cristina Branco tem sido outro: autónomo, singular e muitas vezes ébrio
de alegria (como no tema iconográfico da sua carreira «Sete
Pedaços de Vento», in Ulisses). No mínimo, o caminho do Fado
de Cristina reveste-se da volúpia do aborrecimento.
Sem procurar uma ruptura ingénua com a tradição, antes
procurando o que nela há de melhor (oiçam-se alguns dos
"clássicos" por ela cantados), Cristina Branco reanima a tradição com
a sua originalidade. Em todos os seus discos tem procurado o
exigente convívio dos textos com a musicalidade inata do fado.
Cristina Branco reúne toda a emoção que o género podia conter na
sua íntima ligação entre voz, poesia e música. Tal como outros jovens
músicos que, desde meados dos anos 90, encontraram no Fado a
sua forma de expressão, contribuindo para uma surpreendente
renovação da Canção de Lisboa, Cristina Branco começou a definir
o seu percurso, onde o respeito pela tradição caminha lado a lado
com o desejo de inovar. Se nada na vida de Cristina indicava que o
seu destino seria o fado, temos hoje de admitir que Cristina Branco
está a criar um estilo senão “raro”, certamente “inédito”.
Voz, guitarra portuguesa, viola e viola-baixo, piano); uma mistura de
fados tradicionais, temas próprios e canções populares.
Tiago Salazar, 5 de Outubro, 2008
Pontos Altos
A cantora grava "Cristina Branco Live in Holland", em edição de
autor, registado ao vivo em dois concertos realizados no dia 25 de
Abril de 1996. Foram feitos mil exemplares "que se venderam
imediatamente", logo seguidos por novas edições sucessivas, até
se chegar aos 5000 discos vendidos.
Edita o disco "Murmúrios" pela editora holandesa Music & Words.
O disco reúne 14 temas, desde fados tradicionais como "Abandono"
(imortalizado por Amália, com texto de David Mourão-Ferreira) a
versões de Sérgio Godinho ("As certezas do meu mais brilhante
amor") ou de Luís Vaz de Camões, com música de José Afonso
("Pombas brancas"). A maioria dos temas tem assinatura de Maria
Duarte, autora dos textos, e músicas de Custódio Castelo.
Recebe, em França, em 1999, o Prix Choc da revista "Le Monde
de la Musique" pelo melhor disco de “música do Mundo”.
Em Fevereiro de 2000 sai o álbum "Post-Scriptum" (título de um
poema de Maria Teresa Horta). Conquistou o Prix Choc, desta vez
para o melhor álbum do mês de Março, em França.
Na Holanda edita o disco "Cristina Branco Canta Slauerhoff", o
segundo desse ano, com textos do poeta holandês J. J. Slauerhoff
(1925-1976) Jan S. (1898-1936), com tradução de Mila Vidal Paletti
e música de Custódio Castelo. O disco constitui como que uma
prova de agradecimento de Cristina Branco ao país que lhe abriu
as portas do sucesso embora nunca tenha vivido na Holanda.
Durante o ano de 2000, a cantora realizou cerca de 130
espectáculos por todo o mundo. O disco "Corpo Iluminado", o
primeiro com edição da Universal Music Classics França, foi editado
em 2001.
Em 2002 é reeditado "O Descobridor", novo título para o disco onde
canta Slauerhoff, com três novos temas.
O sexto álbum de Cristina Branco, de título "Sensus" foi editado
pela Universal, no dia 24 de Março de 2003. A música é assinada
por Custódio Castelo. O álbum conta com letras de David
Mourão-Ferreira, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Eugénio de
Andrade, Camões e Shakespeare, entre outros.
"Ulisses" é o nome do disco seguinte, editado em 2005.
Em 2006 é editado «Live», um registo ao vivo, tributo a Amália
Rodrigues.
Em 2007 demarca-se do fado e revisita a obra do cantautor Zeca
Afonso, com o trabalho “Abril”.
Em 2009, Cristina Branco regressa à interpretação de temas inéditos.
O disco “Kronos” inclui 14 temas que têm por conceito unificador o
tempo, compostos por um conjunto de músicos, de letristas e de
poetas cujos universos de algum modo se cruzam com as
preocupações de qualidade musical e poética de Cristina Branco.
Ricardo Dias, Mário Laginha, Rui Veloso, António Victorino de
Almeida, Janita Salomé, Vitorino, Amélia Muge, Carlos Bica, Sérgio
Godinho e José Mário Branco são os responsáveis por músicas para
palavras escritas, entre outros, por Fernando Pessoa, Manuel Alegre,
Júlio Pomar e Carlos Tê.
Texto retirado do seu sítio oficial, para mais informações consulta o seguinte endereço.
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