Informar é cultura

Apresentação e explicitação da vida Portuguesa como sinónimo da nossa nacionalidade passando pelos mais variados temas, sem contudo esquecer, o debate de temas proibidos que pecam e se perdem na ignorância dos povos e a sua abordagem por parte dos sectores políticos vigentes. "Ubi veritas?"



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Eléctricos da CCFL (Carris de Lisboa).

Estes são alguns dos eléctricos vendidos e/ou cedidos e que não se sabia do seu paradeiro. Fizeram durante anos o transporte de milhares de passageiros na cidade de Lisboa. É bom saber que parte da nossa identidade, apesar de alguns não estarem em Portugal, se encontra preservada ou em vias disso, pelas entidades que os adquiriram. A CCFL (Carris) deveria ter um espaço museológico condigno com a sua história. Todo o material circulante deveria pelo menos estar representado no museu com um veículo de séries diferentes, mesmo quando o chassi fosse aproveitado para remodelações para novas séries.

Apesar de tudo a CCFL (Carris) tem feito os investimentos possíveis para que     o núcleo museológico seja representativo com a dimensão da empresa. A empresa contém uma inúmera quantidade de registos materiais, de organização, de artes e ofícios que aos longo dos seus 138 anos de história foi adquirindo e que se encontra fora da visualização dos visitantes, não permitindo assim que todos nós tenhamos uma visão real da importância da empresa enquanto entidade prestadora de um serviço público. 


Não se pode sonegar esta história empresarial e todo o seu "know how". Todos os portugueses, instituições públicas ou privadas e os Governos sucessivos deveriam ser sensibilizados para a preservação da empresa na perspectiva de um monumento nacional de actividade empresarial único em Portugal. 



Estes estão em Portugal (por enquanto) e devido à abnegação e amor que o seu proprietário tem em relação aos eléctricos. O video foi realizado em 2008.




Esta fotografia do 734 foi tirada em Agosto de 2002 em Palma de Maiorca (Espanha). Foto de James & Martin's Picture Collection Copyright 'Jampics' m.hawkes7@ntlworld.com.


O 734 noutra foto de Fevereiro de 2006. Foi tirada pelo Dr. J. van Heyst mrdata1968@yahoo.com



O 22 e 24 na Estação de Soller em Maiorca. Foram comprados à CCFL em 1995 e restaurados em Espanha. Foto tirada por Carlos Perez Arnau em Julho de 2001. carlosperez@studio3.es

O 350 no Museu Industrial de Córdoba (Argentina). Visite o sítio em www.tranviasdecordoba.org.ar.


O 305 a ser transportado entre 1996 e 1998 e ostentando as  cores e publicidade da sua última viagem em Lisboa.

O 305 no Norte do País de Gales. Com as cores e número alterados para a entidade que o adquiriu (Llandudno and Colwin Bay Tramway Society). Aqui é o 25 num festival de transportes em Llandudno no ano de 2000. Visite o sítio em www.railfaneurope.net.
O 730 no Merseyside Tramway Preservation Society em Inglaterra. Visite o sítio em www.mtps.co.uk.
O 342 em Mar del Plata (Argentina) no Parque Camet no ano de 2000. Foto tirada por Aquilino González Podestá www.tramz.com/tw/la.html.
O 346 em 1997 à chegada em Elizabethport (New Jersey - USA). Foi adquirido pelo New Jersey Transportation Heritage Center por cerca de 6600 US$.www.njthc.org.


O 531 encontra-se  no estado de Yukon (Canadá). Vejam a fotografia e o historial em http://www.flickr.com/photos/flyer_901/3714903581/.

Sem comentários:

Enviar um comentário