Informar é cultura

Apresentação e explicitação da vida Portuguesa como sinónimo da nossa nacionalidade passando pelos mais variados temas, sem contudo esquecer, o debate de temas proibidos que pecam e se perdem na ignorância dos povos e a sua abordagem por parte dos sectores políticos vigentes. "Ubi veritas?"



segunda-feira, 19 de março de 2012

SOS - Serviço de Alerta - 6º programa (TVi24).

SOS - Serviço de Alerta - 26 de Fevereiro.

Nesta edição, a equipa de reportagem da TVI24 acompanha o trabalho de busca e salvamento dos mergulhadores da Armada e testemunha um treino intenso dos Bombeiros Sapadores de Lisboa que visa melhorar as técnicas de desencarceramento. Neste programa, as forças policiais portuguesas mostram o que se passa no terreno. A PSP procede a uma abordagem de rotina onde é identificado um jovem que confessa já ter roubado ouro, um dos crimes que mais aumentou nos últimos tempos. Já com a GNR faz-se uma passagem por um bairro da Margem Sul considerado problemático. Finalmente, a equipa da TVI24 desvenda o trabalho de busca e salvamento marítimo da Força Aérea. Em muitos casos, este é o último recurso e esperança para pescadores e marinheiros perdidos no mar e o «SOS, Serviço de Alerta» mostra como está montada a estrutura que possibilita depois a saída para os resgates.

SOS - Serviço de Alerta - 5º programa (TVi24).

SOS - Serviço de Alerta - 19 de Fevereiro

No Hospital Garcia de Orta acompanhamos um doente que irá fazer uma angioplastia e com o director de Cardiologia, desta unidade hospitalar polivalente, vamos desde a sala de reanimação até ao espaço restrito onde decorre a intervenção cirúrgica. Uma viagem que permite perceber melhor o que está a acontecer com o doente. Destaque também para o papel das mulheres na PSP, com uma reportagem que mostra o passado e o presente de um universo conhecido como maioritariamente masculino. Um caso de alegada violência doméstica entre um casal, já referenciado pelas autoridades, deixa-nos perceber a dificuldade que existe em abordar e resolver situações desta natureza. Com os agentes das brigadas de investigação criminal do Cacém, conhecemos o caso de uma tentativa de suicídio onde, graças a um alerta dado cedo, a senhora em causa acaba salva e acompanhada posteriormente por elementos dos bombeiros locais.

SOS - Serviço de Alerta - 4º programa (TVi24).

Serviço de Alerta - 5 de Fevereiro

Vamos poder assistir a uma intervenção médica, no bloco operatório do Hospital Amadora-Sintra, em que se presenciam momentos emocionalmente intensos. Ainda em Sintra, numa das estradas mais movimentada do país - o IC 19 - acompanhamos uma acção de desencarceramento dos BOMBEIROS VOLUNTARIOS DA AMADORA. Neste programa, vamos também até ao Algarve: com as BRIGADAS DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA PSP de Portimão assistimos ao culminar de uma investigação sobre um pequeno grupo que traficava droga naquela região do país. Suspeitos surpreendidos e uma plantação de canabis detectada. Com categoria de actividade em vias de extinção, vamos conhecer, igualmente, o trabalho dos policias sinaleiros da PSP. Uma verdadeira tradição nacional!

terça-feira, 13 de março de 2012

SOS - Serviço de Alerta - 1º programa (TVi 24).

Primeiro episódio do programa. A citação abaixo foi retirada do sítio da TVi24.

SOS - Serviço de Alerta - 15 Jan 2012.

"Este Domingo, a TVI24 apresenta um olhar exclusivo sobre os serviços de urgência do hospital de São José em Lisboa. A TVI24 acompanha também várias operações das brigadas de investigação criminal da Amadora e da esquadra de transportes públicos da PSP, bem como uma Brigada de Trânsito da GNR. Numa abordagem de rotina nos comboios, na estação do Rossio, a equipa de reportagem presencia o controlo de dezenas de pessoas, que é marcada por algumas detenções e perseguições. Ainda, a não perder, um caso insólito que ilustra a irresponsabilidade generalizada de muito condutores jovens em Portugal. «SOS, Serviço de Alerta» estreia este Domingo, dia 15 de Janeiro, às 21h30, na TVI24."

SOS - Serviço de Alerta - 2º programa (TVi24).


Serviço de Alerta - 22 de Janeiro 2012.

Neste episódio a TVI24 acompanha, em exclusivo, a Força Aérea, a PSP e os trabalhos no Hospital de Santa Maria. A TVI24 acompanhou a Força Aérea ao levar a cabo o salvamento de cinco pescadores da Virgem do Sameiro e o treino dos homens por trás desta missão. Apresentamos também uma situação real bem como os treinos da esquadra 751, responsável pela busca e salvamento em Portugal. Numa reportagem com os agentes do serviço Idoso e Segurança, o «SOS, Serviço de Alerta» comprova como as burlas a idosos têm vindo a aumentar nos últimos meses. No Hospital Santa Maria, em Lisboa, o espectador pode ver mais de perto o maior serviço de urgência do país. Ainda neste programa, uma empolgante reportagem com os elementos das brigadas de investigação criminal da PSP da Amadora, que se vê a braços com casos de agressões, atropelamento e fuga, com uma perseguição policial que acaba na detenção dos agressores. «SOS, Serviço de Alerta» a não perder, este Domingo dia 22 de Janeiro, às 21h30 na TVI24.

SOS - Serviço de Alerta - 3º Programa (TVi24).

SOS - Serviço de Alerta - 28 de Janeiro

Esta semana vamos às urgências pediátricas, do Hospital da CUF Descobertas, e mostramos vários casos que revelam algum nível de dramatismo e onde se percebe que, por vezes, o mais difícil para as equipas médicas é acalmar os pais das crianças que estão a ser ajudadas. Na baixa de Lisboa, acompanhamos o trabalho das Brigadas de Investigação Criminal da PSP na luta contra os carteiristas  tempo para presenciar uma tentativa de assalto, seguir carteiristas e até entrevistar uma carteirista detida em flagrante. Acompanhamos, também, um dia de treino intenso do Destacamento de Acções Especiais da Marinha para percebermos o que realmente acontece, com estes profissionais, na luta contra o tráfico de droga  uma acção em parceria com a Polícia Judiciária. Com a GNR fazemos um controlo de trânsito que acaba na detecção de droga na posse de um dos condutores (situação pouco comum) e uma visita a um estabelecimento de diversão nocturna para controlo de documentação. Situações variadas que mostram bem que todas estas equipas estão sempre em alerta.